Bandeirantes, quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Sala do Empreendedor - Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019

Sala do Empreendedor se destaca na GeniusCon 2019

“Parabéns Conceição Cesco, agente da Sala do Empreendedor, como sempre guerreira e muito querida. E, viva Bandeirantes: stand referência, C.E.E.P Ozório Gonçalves Nogueira participante e vencedor nas competições de robótica e SESI Bandeirantes com o 1º lugar entre os projetos de startup”, enalteceu a consultora do SEBRAE/PR, Rubia Martini, sobre a participação da Sala do Empreendedor da Prefeitura de Bandeirantes durante a quarta edição do GeniusCon 2019. O evento foi realizado em Jacarezinho de 9 a 11 da semana passada e teve como temas centrais o empreendedorismo, inovação e a tecnologia desenvolvida no Norte Pioneiro.

Segundo a agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Conceição Cesco, mais de 6 mil pessoas do Norte Pioneiro e do Brasil passaram pelo evento durante os três dias de realização. “Com 50 startups, 80 caravanas e muita interatividade, o evento atingiu mais uma vez seu sucesso. É com muita alegria que Bandeirantes participe e esteja mostrando suas ideias inovadoras, que temos mentes brilhantes, que temos empreendedores geniais. Nossas escolas estão de parabéns”, parabenizou Conceição. Além de Bandeirantes, fazem parte do SRI (Sistema Regional de Inovação) as cidades de Andirá, Cambará, Santo Antônio da Platina e Jacarezinho.

A programação do evento foi pensada para envolver, de forma dinâmica, os participantes e teve como foco este ano a gamificação, metodologia da mecânica de jogos para estimula a interação dos participantes. A proposta da gamificação, por meio de um aplicativo, estimulou os visitantes a participar das palestras, oficinas, além de passar pelos estandes e participar de atividades que foram pontuadas a cada realização. O objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários ao mesmo tempo em que eles são recompensados com prêmios.

Durante os três dias também aconteceu o Genius Agro Hackathon, de desenvolvimento de soluções para o agronegócio local. Objetivo é que o hackathon resulte em inovação para o setor que representa 65% da economia local da região. A quarta edição do evento buscou estimular a inovação e o comportamento empreendedor entre estudantes, professores, lideranças, empresários e investidores.

Os participantes puderam participar ainda de oficinas de criatividade, batalhas de pitchs, espécie de breve apresentação de startups para investidores, palestras e dinâmicas. No espaço dos estandes foram exibidos o trabalho desenvolvido por startups da região que nasceram em trilhas de inovação desenvolvidas nas cidades de Jacarezinho, Cambará, Andirá, Bandeirantes e Santo Antônio da Platina.

De acordo com Conceição Cesco, a Geniuscon é o resultado de um ecossistema de inovação sólido que vem ganhando força a cada ano, e além disso, o evento encerra as atividades inovadoras que aconteceram no Norte Pioneiro em 2019.

A GeniusCon 2019 é uma realização do SRI em parceria com o Sebrae/PR, IFPR de Jacarezinho, Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (Acija), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte do Paraná (Cacenorpi), Tecpar, Fiep/Sesi/Senai, Fecomércio PR, Senac e Sesc.

O evento conta com apoio das prefeituras e associações comerciais de Andirá, Cambará, Santo Antônio da Platina, Bandeirantes e Jacarezinho, Comitês Gestores da Lei Geral das MPEs, NRE, AEANP, Crea-PR, CRC-PR, CRA-PR, IAP, Celepar, Startup PR e RedFoot.

Fonte: Folha do Norte Paranaense.