Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Boa tarde Bandeirantes, quinta 24 de setembro de 2020

Notícias

Educação - Sábado, 14 de Março de 2020


Hora Atividade eleva ainda mais a qualidade de atendimento nos CMEIs


A Prefeitura de Bandeirantes, através da Secretaria da Educação e Cultura, implantou este ano nos seus CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) Hora Atividade conforme a regulamentação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que define os conhecimentos essenciais que todo aluno da Educação Básica, seja ele de escola pública ou particular, deve aprender.

Na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Nos CMEIs de Bandeirantes, a aplicabilidade de tais eixos acontece em quatro (04) horas de atividades, compondo também as aprendizagens essenciais na formação educacional e humana da criança, como a de comportamentos, habilidades e conhecimentos de experiências, resultando assim, interações concretas e as brincadeiras como alicerces de cognição e percepção.

Segundo a secretária da Educação e Cultura, Valquíria Bonacini Martins, não há como pensar em qualidade para a Educação sem garantir ao educador momentos e espaços necessários à construção do conhecimento, avaliação e reflexão de sua prática pedagógica. “As quatro horas atividades implementadas nos CMEIs este ano pela Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Bandeirantes é uma realidade nunca vista no Município. É o Poder Público garantindo o direito do professor de ter reservado um período de sua carga horária para as atividades pedagógicas, a fim de que não utilize seu tempo de descanso para essas atividades, sobrecarregando ainda mais sua carga horária. Ou seja, isso possibilita ainda aos professores da Educação Infantil uma Formação Continuada Pessoal durante quatro horas semanais, onde esses profissionais têm tempo para planejamento, leituras, preparação de projetos, além da construção de mecanismos de intervenção pedagógica”, defendeu Valquíria.

Conforme a secretária da Educação afirmou, além da qualidade de vida para o professor, a Hora Atividade garante ainda o atendimento integral dos alunos do CMEI. “Pois são desenvolvidas aulas de Contação de Histórias, Corpo, Gestos e Movimentos e Psicomotricidade no período da manhã e período da tarde, aulas que estão gerando resultados positivos na integração e desenvolvimento dos alunos”, destacou.

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones PúblicosTELEFONES PÚBLICOS
Prefeitura Municipal de Bandeirantes
  • (43) 3542-4525
Secretaria de Assistência Social
  • (43) 3542-3419
Secretaria de Saúde
  • (43) 3542-2133

Ver todos os telefones...

Bandeirantes

Rua Frei Rafael Proner, 1457, Centro
Bandeirantes - PR CEP:86360-000

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software
Avisos!

Decretos/Recomendações/Boletins contra a epidemia do CORONAVÍRUS.

Expediente de volta ao horário de suas respectivas Secretarias, a partir de 12/08/2020

TOQUE DE RECOLHER DAS 22:30H ATÉ AS 05:00H

COMUNICADO - Lei das Eleições (Lei Federal nº 9504/97)