Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bandeirantes, sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

Sext
19/04
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 12 °C
Índice UV
8.0
Domi
21/04
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 15 °C
Índice UV
8.0
Segu
22/04
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 20 °C
Índice UV
8.0

Educação - Sábado, 22 de Dezembro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Merenda escolar: Qualidade reflete no desempenho do aluno em sala de aula

Para cada fase da vida e em cada uma delas, a alimentação tem uma importância diferente. Quando criança, é voltada para o crescimento de ossos, pele, músculos e órgãos, porque nesta etapa ela brinca, pula, aprende a ler e escrever, e por isso é importante


‘Meu lanchinho, meu lanchinho, vou comer, vou comer... pra ficar fortinho, pra ficar fortinho, e crescer... e crescer...’. Não há como negar. Quem nunca cantou essa musiquinha infantil [ou uma outra qualquer] para incentivar seus pequenos a comerem?

Para cada fase da vida e em cada uma delas, a alimentação tem uma importância diferente. Quando criança, é voltada para o crescimento de ossos, pele, músculos e órgãos, porque nesta etapa ela brinca, pula, aprende a ler e escrever, e por isso é importante ter uma alimentação balanceada. É nesta fase ainda que a escola tem influência na formação dos hábitos alimentares. “A vida começa com a alimentação, e esta desempenha uma influência determinante no desenvolvimento emocional, mental, físico e social. O ato de comer, para além de satisfazer necessidades biológicas e energéticas vitais, é também fonte de prazer, de socialização e de transmissão de cultura”, destacaram as nutricionistas, Thatiane Christina Imagawa e Thalita Rosa de Souza, responsáveis pela merenda escolar da rede municipal de ensino da Secretaria da Educação de Bandeirantes. “Uma alimentação saudável é o equilíbrio de comer de tudo, um pouco”, afirmaram.

As nutricionistas explicaram ainda que as doenças crônicas não transmissíveis surgem, em parte, como consequência dos comportamentos alimentares e de atividade física. “Muitos dos nossos hábitos alimentares são adquiridos logo desde os primeiros anos de vida e tendem a manter-se ao longo da mesma. Por tudo isso, é essencial praticar uma alimentação saudável durante a infância para permitir um normal desenvolvimento e crescimento e prevenir uma série de problemas de saúde ligados a alimentação”, alertaram.

CICLO DA QUALIDADE – Para que os alunos da rede municipal de ensino recebam merenda de qualidade e balanceada em valores nutricionais, a Prefeitura de Bandeirantes, por meio da Secretaria de Educação, tem investido na aquisição de uma grande variedade de produtos de gêneros secos, perecíveis, pães, leites e derivados, incluindo ainda verduras, legumes e frutas produzidos pela agricultura familiar do município.

O cardápio elaborado pelas nutricionistas, segundo a secretária Educação e Cultura, Valquíria Bonacini Martins, segue as recomendações das normas e diretrizes do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) que envolve alimentação rica em proteína, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas. “A alimentação nas escolas e creches é cuidadosamente elaborada e servida aos alunos visando o cardápio específico, nutritivo e saudável. A merenda é um complemento que ajuda na educação nutricional das nossas crianças, pois passam a conhecer e praticar a importância dos hábitos saudáveis dentro da escola e, em consequência, levam esse aprendizado para casa. É um ciclo da qualidade e da saúde onde a família e a escola têm a responsabilidade de promover hábitos alimentares corretos, pois isso reflete no desempenho escolar, como previne e controla doenças crônicas na infância e na vida adulta”, argumentou.

2871 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 18/04/2024

Portal atualizado em: 19/04/2024 16:49:14

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.