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Educação - Quinta-feira, 22 de Julho de 2021

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Cursos de capacitação são ministrados para professores e diretores das escolas da rede municipal de educação para prepara-los para novo modelo de aulas.

Foram ministrados, através da Secretaria de Educação, nos dias 19 e 20 de julho deste ano, cursos de capacitação para os professores e diretores das escolas da rede municipal de ensino, cujo objetivo é habilitar os professores para novos métodos educacion


Cursos de capacitação são ministrados para professores e diretores das escolas da rede municipal de educação para prepara-los para novo modelo de aulas.

 

Foram ministrados, através da Secretaria de Educação, nos dias 19 e 20 de julho deste ano, cursos de capacitação para os professores e diretores das escolas da rede municipal de ensino, cujo objetivo é habilitar os professores para novos métodos educacionais que serão implementados, como o modelo escalonado, onde um sistema de rodízio permitirá que parte de uma determinada turma assista a aula presencialmente enquanto os demais continuam remotamente, realizando rodízio entre os alunos de forma igualitária para que todos participem das aulas presenciais com quantidades reduzidas de alunos, prática que auxiliará na retomada das aulas normais quando findada a pandemia de Covid-19, já regulamentado pelo protocolo de biossegurança.

O ciclo de palestras foi aberto pela consultora do SEBRAE, Renata Campos Tardelli, especialista em Inovação na Educação, onde abordou temas de reforma educacional ao ministrar aulas em um mundo totalmente digital, tocando nas principais dificuldades enfrentadas pelos professores, além de práticas atualizadas que permitam facilitar tanto a execução das aulas quanto aumentar o interesse dos alunos, possibilitando que eles aprendam mais, demonstrem maior interesse e apresentem respostas mais dinâmicas em relação ao aprendizado; deste modo o professor pode concorrer, através de suas aulas, em pé de igualdade com demais serviços/aplicativos que anteriormente despertavam maior interesse da criança em detrimento da educação.

No período da tarde, o professor e artista Nélio Spréa palestrou sobre a função social da escola no pós pandemia, momento onde falou sobre as perspectivas de retorno às atividades na modalidade presencial; abordou ainda temas éticos e dilemas emocionais enfrentados por professores e alunos, indicando caminhos e métricas que possam auxiliar a atravessar este momento conturbado e cheio de incertezas gerado pela pandemia de Covid-19 com maior brandeza, com a compreensão necessária acerca da temporariedade desta situação sanitária, sua atipicidade e a paciência para atravessá-la, levando a uma inflexão acerca da manutenção da saúde física e mental de todos os envolvidos no processo educacional por quanto durar a pandemia e também no pós-pandemia.

A terça-feira (20) começou com a palestra de Lilian da Matta, consultora do SEBRAE, que abordou temas como empreendedorismo na educação e o projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), que procura apresentar aos alunos práticas de aprendizagem que permitam ao estudante desenvolver a autonomia e atitudes para gerenciar suas próprias vidas. Deste modo, objetiva levar os alunos a desenvolver práticas empreendedoras logo cedo, contando com o auxílio dos professores já devidamente treinados para auxiliar com uma visão mais clara do mercado; a atividade leva o estudante ao desbravamento de um novo mundo e seu papel nele através de uma nova mentalidade e, com isso, ao desenvolvimento econômico atrelado a aplicação do aprendizado em sala de aula em seu cotidiano, vislumbrando uma nova realidade econômica mediante a importância da educação formal.

A tarde de terça teve o ciclo de palestras aberta pela secretária municipal de Educação, professora Nelci Maria Martins de Queiroz, que na ocasião apresentou as ações realizadas pela rede municipal de ensino ao longo do primeiro semestre, tais como a reforma geral na escola municipal Professora Zulmira de Albuquerque, que englobou toda a estrutura da edificação; salientou que o prédio foi encontrado sem telhados e que, com grande esforço e comprometimento da administração hoje a estrutura está com cobertura, pintura, cortinas, ar condicionado, câmeras de segurança, parquinhos com pisos em resina plástica de alta durabilidade, novos móveis, carteiras, armários, computadores, notebooks, impressoras e demais aparatos necessários para garantir segurança a alunos e professores e resguardar a maior qualidade de ensino possível. “A escola Zulmira (de Albuquerque) é a primeira escola do município e leva o nome da primeira professora, por isso queremos que esta seja uma escola padrão. Tudo o que foi disponibilizado para a escola Zulmira será também disponibilizado para todas as demais escolas ao longo da gestão”, reforçou a secretária, que prosseguiu: “temos ainda programas que estão para acontecer, como a indústria de alimentos, que fabrica pães para todas as escolas e ainda mais, para o que for preciso e quando for preciso; as bandeiras, tanques, mesas de refeitório, 7 parquinhos, pisos pra solários, reforma da praça Brasil/Japão e da secretaria de Educação, investimento em informática para atender as novas necessidades educacionais, ar condicionado nas salas para maior conforto e segurança, atendendo ao padrão de energia, pinturas e reformas das escolas, freezers, geladeiras e fogões e três carros novos para atender as necessidades da secretaria”; antes de concluir, a secretária agradeceu aos membros da administração da secretaria de Educação: ao relembrar das dificuldades enfrentadas: “a equipe da secretaria é muito competente em todos os setores: serenidade, competência, companheirismo; erramos e acertamos juntos”.

Em seguida foi iniciada a última palestra do ciclo, apresentada consultora pedagógica e mestre em educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, Lucinéia Moreira, onde abordou temas como prática pedagógica e os déficits de aprendizagem causados pelo isolamento social obrigatório devido a pandemia. Sob o questionamento “Onde estamos e para onde queremos ir?”, apresentou as dificuldades que as pessoas das mais diversas idades estão apresentando em concentração, problema intensificado nas crianças devido a ruptura com suas anteriores realidades e contatos sociais, além dos ruídos de comunicação causados por meios frios, como a internet, que por um lado universaliza a informação, mas por outro impede o contato, tornando-se um meio de comunicação que aparenta indiferença por ausência de tato e, assim, algumas vezes pouco atraente, gerando rupturas no corpo da mensagem, sendo compreendida de forma diferente pelo receptor daquilo que queria informar o emissor. Seguindo esta linha, lecionou sobre como atrair a atenção do estudante, como perceber suas falhas e dificuldades, como auxiliar em seus desenvolvimentos, tudo em um meio completamente novo, altamente mutável, em execução única e absoluta: a internet. 

Com novas reflexões e meios criativos de encarar a educação, a pandemia e a vida, encerrou-se o ciclo de palestras para os professores e diretores da rede municipal de ensino; devido a reformas, os professores da Escola Municipal Prefeito Moacyr Castanho assistiram as palestras na secretaria de Educação, em sala especial separada para eles de modo a atender esta necessidade.

 

Reformas na escola municipal Prefeito Moacyr Castanho

A escola municipal Prefeito Maocyr Castanho passa por reformas em toda sua estrutura; o objetivo é restaurar e fortalecer toda a edificação para, após, seguindo o exemplo da escola municipal Professora Zulmira de Albuquerque, instalar ar condicionado e equipar com computadores e móveis novos para atender os alunos com a máxima qualidade educacional. O término da reforma está previsto para fevereiro de 2022.

Róger D. T. Demétrio

Comunicador Social
 

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