Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bandeirantes, sábado, 15 de junho de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Sáb
15/06
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 16 °C
Índice UV
5.0
Domi
16/06
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 16 °C
Índice UV
5.0
Segu
17/06
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 17 °C
Índice UV
5.0
Terç
18/06
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 15 °C
Índice UV
5.0

Educação - Quarta-feira, 04 de Março de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

PM e Secretaria da Educação apresentam PROERD às famílias dos alunos do 5º Ano

PROERD é pedagogicamente estruturado em lições ministradas aos estudantes por um policial militar. O programa de prevenção passa a ser desenvolvido no ano de 2020 nas onze escolas municipais


Deu início nesta segunda-feira (02) as primeiras ações de implantação do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) em Bandeirantes. Uma reunião realizada no Centro Cultural Takiko Hassegawa com os pais dos alunos das turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental; professoras e diretoras das escolas; assessoria pedagógica; secretária da Educação e Cultura, Valquíria Aparecida Bonacini Martins; e policiais militares responsáveis pelo PROERD, subtenente Renato e soldado Alana, apresentaram o funcionamento e as atividades do programa junto às escolas, às crianças e às famílias.

Segundo Valquíria, o PROERD está retornando ao Município após alguns anos desativado e passa a ser desenvolvido no ano de 2020 nas onze escolas municipais. “Desde 2017 quando assumimos a gestão, já entramos e encaminhamos os pedidos de solicitação para implantação do programa. O PROERD tem um grande impacto na vida das crianças e sabemos a importância dele e o seu reflexo dentro da família e da sociedade. Por isso buscamos trabalhar a volta dele e, com o apoio do major Jeferson Busnello, do Conseg através do senhor Nelson Santos, do Ministério Público, temos a alegria e a satisfação que, agora, nossos alunos vão receber as atividades, as orientações, o PROERD nas salas de aula”, comemorou.

O PROGRAMA PROERD - O programa é pedagogicamente estruturado em lições ministradas aos estudantes por um policial militar, com a presença do professor em sala de aula, utilizando a cartilha do programa como material de apoio, propiciando também um forte elo na comunidade escolar em que atua no fortalecimento do trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. Os policiais militares são treinados e preparados para desenvolver o lúdico por meio de uma metodologia especialmente voltada para as crianças e adolescentes. O programa oferece em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo. Além disso, o Proerd reforça a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos.
Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, na ocasião prestam o compromisso de se manterem afastados e longe das drogas e da violência.

O PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.), que surgiu em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o país.

Um dos principais objetivos do Proerd é prevenir quanto ao uso de drogas não só entre os estudantes, mas também na comunidade escolar. Assim, os alunos aprendem maneiras de dizer não às drogas, bem como competências sociais e ferramentas psicológicas, dentre elas, como ser seguro, conviver com estresse, ter empatia e tomar decisões. Além de drogas ilícitas, o programa discute também o uso de substâncias como o álcool e o cigarro.

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

585 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 14/06/2024

Portal atualizado em: 14/06/2024 16:19:57

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.